Buscar
  • Rodolfo Ohats

Qual a melhor malha para a sua camiseta?



Aqui na Mondo Bianco nós costumamos dizer que não existe o melhor tecido ou melhor malha do mundo, digo isso pois vai depender muito de qual será a utilização, ou seja existe o melhor tecido ou malha para cada necessidade.


Por exemplo um algodão fio 40.1 é uma ótima, vendido até como nobre por muitas marcas, mas para um uniforme ele não é indicado, por ser muito leve e menos resistente. Então aqui na Mondo Bianco a primeira pergunta que sempre fazemos ao cliente, é como será utilizada a camiseta, para assim conseguirmos indicar a melhor malha, e não gerar um incômodo ou frustração para o cliente.


Por exemplo, se o cliente busca um tecido mais leve, de secagem rápida o ideal são os tecidos sintéticos como Dry, Poli fiado, Helanca por exemplo, que são tecidos de secagem muito rápida. Agora se o calor for um incomodo pode-se optar pela Poliviscose ou Malha PV como é mais conhecida, que por levar a viscose em sua composição não deixa a camiseta tão “quente”.


Como para cada situação pode-se usar uma malha diferente, vamos detalhar a seguir quais os prós e contras das malhas mais utilizadas em uniformes.


Malha PV (Malha Fria): Com 67% dos fios de poliéster e 33% de viscose, a malha PV é de longe a mais utilizada aqui na Mondo Bianco, tem pouco encolhimento, não desbota e grande durabilidade. Possui boa aceitação de Silkscreen e Bordados. Tem um ótimo custo x benefício por ter seu valor mais acessível e ótima durabilidade, e é a mais indicada para uniformes pois pode ser lavada com maior frequência. Um ponto importante é sempre buscar utilizar a malha PV anti pilling, para ajudar a evitar as indesejáveis bolinhas na malha.


Malha PP ou Poli Fiado: Malha feita em 100% poliéster, possui um valor baixo, é mais utilizado para estampa por sublimação, que exige um material sintético, ele tem um toque muito parecido com o PV, porém por não ter a viscose se torna uma camiseta mais quente de usar. Como beneficio da malha tem-se uma maior durabilidade, não desbota e não deforma com o tempo mas pode apresentar mais pilling que outras malhas.


Algodão 30.1 Penteado: Também se trata de uma malha 100% algodão, mas por passar por mais processos que a malha cardada oferece um melhor conforto, aparência e maciez, pois são retiradas as fibras curtas e suas impureza, tornando o tecido de malha mais limpo e resistente. É uma das malhas mais utilizadas no mercado da moda. O ponto negativo do algodão, como se trata de fibras naturais pode apresentar encolhimento, desbotar com mais facilidade e deformar com o tempo a modelagem.


Algodão 30.1 Cardado: Feita em 100% algodão, tem um toque macio e agradável, mas tem uma qualidade inferior se comparado ao algodão penteado. Por possuir fibras mais curtas tem maior propensão a formar pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). Como é uma malha barata é mais indicado para eventos promocionais ou brindes.


Helanquinha: Tecida com 100% dos fios de poliéster. Por seu baixo custo, é a mais utilizada em abadás, shows e eventos. Ideal para a aplicação de sublimação.


Dry Poliéster: Malha 100% poliéster, porém fabricado com uma nova tecnologia com o objetivo de auxiliar o atleta na prática esportiva, pois sua estrutura permite conforto mesmo com alta transpiração, suas fibras absorvem pouca água e facilitam a evaporação do suor. Por ser leve, secam rapidamente e mantém a temperatura do corpo regular, mesmo em climas quentes.


Piquet P.A: Malha piquet feita com 50% dos fios de algodão e 50% de poliéster. É a mais utilizada para fabricação de polos aqui na Mondo Bianco, ela é caracterizada por possuir uma textura em alto relevo desenhado no formato de casa de abelha ou losango, com textura leve e macia conferindo conforto durante o uso no dia a dia. Possui pouco encolhimento e ótima aparência e recebe muito bem os bordados na peça.


Como você pode ver, existem muitas opções para fazer sua camiseta, aqui eu trouxe os mais comuns utilizados no ramo work fashion, mas são diversos tipos de malhas existentes no mercado hoje em dia.


Na hora de fazer seu uniforme, pense no custo benefício e lembre-se que o uniforme provavelmente será sua roupa mais usada no decorrer do ano, o que resultara em um número enorme de lavagens. Outro ponto muito importante na hora de escolher a malha, é saber se os fornecedores sempre mantem o produto em linha, ou seja, ver se daqui algum tempo eu ainda vou encontrar o mesmo material para uma possível reposição, pois empresas que atendem o mercado de moda muitas vezes lançam as cores por coleção.


Bom espero ter ajudado com o material e na dúvida sempre converse com seu fornecedor, ele saberá qual o melhor tecido para usar.


Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (43) 3252-4946 ou mondobianco@mondobianco.com.br

Posts recentes

Ver tudo